sábado, 25 de abril de 2009

GALARIA OLIDO

Exposição mostra cotidiano de edifícios desapropriados em SPDa Redação
A certidão do habite-se é um documento que atesta que um imóvel está em condições de ser habitado, de acordo com a prefeitura. A exposição de mesmo nome, aberta ao público a partir desta quinta-feira (16) em São Paulo, é um conjunto de fotos, vídeos e cenografia que mostra o cotidiano de dois prédios desapropriados na região central de São Paulo, o São Vito -- conhecido popularmente como "Treme-treme" -- e o Mercúrio.



Fotografia mostra edifício Mercúrio, na região central de São Paulo, desapropriado em 2008. Imagem integra exposição na galeria Olido, em São Paulo, com fotos, vídeos e cenografia relacionados ao desapropriamento de dois prédios na capital paulista

VEJA MAIS FOTOS DA EXPOSIÇÃO "HABITE-SE", EM CARTAZ NA GALERIA OLIDO, EM SP

A mostra é composta por 48 fotos, vídeos com registros da rotina e depoimentos de moradores dos prédios, além de cenografia que busca retratar um apartamento dos edifícios desapropriados pela prefeitura nos últimos cinco anos. Segundo um dos fotógrafos que participa da mostra, Paulo Fehlauer, integrante do coletivo Garapa, "a ideia é discutir políticas públicas, revitalização do centro".

"Habite-se" é a reunião de um trabalho em vídeo que começou a ser realizado pela documentarista Camila Mouri em 2003, junto ao de fotógrafos que ela convidou, na época, para retratar a desapropriação do edifício São Vito, e de outros que se uniram depois ao projeto, como o coletivo Garapa -- que fotografou o prédio vizinho do São Vito, o Mercúrio.

De acordo com Fehlauer, a ideia inicial era fotografar os moradores do São Vito após deixarem o edifício, "ir atrás dessas histórias", mas com a consequente desapropriação do Mercúrio, no início de 2009, o foco mudou.

Além de Camila e do Garapa, participam da exposição os fotógrafos gUi mohallem, Antonio Brasiliano, Fabiano Cerchiari e a responsável pela cenografia Veronica Arias. A curadoria é de Rita Toledo Piza.

Na exposição estão dispostas fotografias dos prédios, habitados e desapropriados, vídeos com registros da rotina dos moradores dos edifícios e um ambiente cenográfico inspirado nos apartamentos desses prédios. Nesse local, aparelhos de televisão transmitem depoimentos dos moradores do São Vito e do Mercúrio.


--------------------------------------------------------------------------------

"HABITE-SE"
Quando: 15/4 a 30/5. De ter. a sex., das 12h às 20h30; sab., dom. e feriados, das 13h às 20h30
Onde: galeria Olido (av. São João, 473. Tel.: 0/xx/11 3334-0001)
Quanto: entrada franca